role para baixo para ver mais


Projeto Integrado
ligado à Cultura
e Informação
PICUMÃ

Este de longe foi o projeto mais importante que fiz. O problema de design proposto foi o de elaborar uma revista que explorasse o tema Linguagem. Tendo isso em vista, partimos para o universo drag e performista como forma de tornar a revista um local de fala e de liberdade. A PICUMÃ, tendo a sua proposta de ser uma revista, conseguiu utilizar de todos os seus meios para expressar a sua ideia. Ela se tornou um veículo de informação relevante para pessoas a par desse universo, mas também para pessoas que nunca foram familiarizadas com essa realidade, tendo como objetivo ensinar, informar e aceitar esses artistas.
Para que se entendesse um pouco melhor do cotidiano das performers, foi pesquisado diversas gírias, e a que chamou mais a atenção foi picumã, palavra de origem tupi-guarani e que, atualmente, é utilizada como peruca ou aquilo que substitui os fios naturais de alguém. Este sentido veio do pajubá, dialeto popular da comunidade LGBTQIA+.
A revista PICUMÃ possui este nome, pois aborda não só assuntos do universo das performers, como busca articulá-las à cultura brasileira, mostrando que existe muito mais além do modelo americano de se montar.
PAJUBÁ
LGBTQIA+





![final[1798].png](https://static.wixstatic.com/media/de08e2_d9bae94dd3074e9c8ff519a976bbe8be~mv2.png/v1/fill/w_80,h_80,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/final%5B1798%5D.png)
Sinal de final
![final[1798]2.png](https://static.wixstatic.com/media/de08e2_37a665c7633145d783b3f9425899af66~mv2.png/v1/fill/w_98,h_74,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/final%5B1798%5D2.png)
Sinal de continuação
Considerando o universo gráfico da revista, encontramos uma linguagem para seguir nos grafites e nas ilustrações do artista plástico paulista, Speto. Assim como a PICUMÃ, ele busca uma arte com referências da cultura brasileira, mas, ao mesmo tempo, exagerada e simbólica. Speto tem um traçado manual, que traz um pouco do imaginário indígena graças às formas e padrões recorrentes em seus grafites.

PROJETO
GRÁFICO
Para a paleta tipográfica, diagramação e produção gráfica, tivemos a orientação da profª. Mara Martha Roberto, e para a paleta de cores e poema visual, a ajuda da profª Paula Csillag. A paleta para a revista PICUMÃ é neutra, utilizando-se do preto e do branco apenas. Estas cores foram selecionadas, pois se tornariam mais adaptáveis ao seu meio e também proporciona a experiência de exercer a direção de arte, reforçando as cores das fotos como identidade cromática da revista. As cores neutras garantem um bom contraste entre as demais da revista e auxilia no processo de diagramação.



ESPM, 2019
Colaboradores
Amanda Sabião
Letícia Assalin
Orientação
Profª. Marise de Chirico