role para baixo para ver mais

Criação de xícaras para
a linha Art Collection
para a marca Illy
ART COLLECTION

O aroma e o sabor que o mundo conhece como sendo o do café espresso perfeito consumido em residências, escritórios, lojas, bares e restaurantes deve-se em grande parte à arte e à ciência desenvolvidas pela italiana illy, ao longo das últimas sete décadas.
A empresa tem como missão a divulgação da cultura do café no mundo englobando toda a linha produtiva, da planta à xícara. E para isso, a illy criou uma linha de xícaras conhecidas como illy Art Collection, como forma de expressão do seu amor pela arte e ideias do belo e do bom, caracterizando suas xícaras como telas em branco para artistas contemporâneos
Uma das representantes da illy no Brasil, ofereceu aos estagiários do Design Lab 21 a oportunidade de serem os primeiros estudantes de design do país a produzirem xícaras para a linha Art Collection, considerando o briefing “o que é o café”.
PROJETO
BRASILEIRO

O café sempre esteve no cotidiano do brasileiro, ou seja, no popular brasileiro. Quando penso no popular brasileiro penso no vernacular, ou seja, soluções de matérias presentes no dia-a-dia e que tem profunda relação com a cultura local. Assim, desenvolvi xícaras baseadas na tipografia vernacular, que está atrelada à produção espontânea e autêntica de letreiros ligados a uma determinada região ou localidade específica. São produções informais que têm traços do que se pode identificar como um design brasileiro mais autêntico, com bases mais próximas da cultura de um Brasil
que é misto, plural, misturado e improvisado.


"Para bom entendedor, meia xícara basta"
Inspirado nos murais do artista Gentileza
"Onde há fumaça, há café"
Inspirado nos letreiros pintados no interior do país


"Filho de café, cafezinho é"
Inspirado nas filetagens de carrocerias
Além do estilo do tipo, foi necessário pensar de que forma ele seria disposto na xícara, e a maneira que encontrada foi a partir de ditados populares brasileiros, frases que transmitem conhecimentos de geração em geração, são mensagens de sabedorias populares. adaptados com palavras referentes ao café.




O projeto está parado no momento por consequência da pandemia causada pelo COVID-19, pois as artes finais foram enviadas para a Itália e estão sujeitas a avaliação da vice-presidente da empresa, Anna Rossi Illy, para serem expostas na Bienal de Veneza.